A doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten, é uma enfermidade não muito lembrada pelos médicos, durante investigações diagnósticas em quadros de diarréia crônica, além de ser grande desconhecida da população em geral.

É uma doença imunológica de base genética e que caracteriza-se pela intolerância permanente ao Glúten, uma proteína presente no trigo, no centeio, na cevada, na aveia, assim como em todos os alimentos elaborados com estes cereais. Esta patologia, mais comum nos países desenvolvidos, provoca uma atrofia da mucosa do intestino delgado e consequentemente, uma má absorção dos alimentos ingeridos. Atinge 1 em cada 1000 recém-nascidos e a longo prazo evolui para doenças como raquitismo, osteoporose e câncer.

Se o paciente acometido pela doença Celíaca retirar das suas refeições, alimentos contendo glúten, não desenvolverá nenhum risco à sua saúde. A ingestão de mínima quantidade desta proteína interrompe seu processo de recuperação e isto é válido para toda a vida do paciente celíaco. Infelizmente, a grande maioria dos produtos vendidos em supermercados não apresentam a identificação do glúten em sua embalagem.

Os alimentos contendo glúten e proibidos aos pacientes celíacos são: pães, bolos, massas, bolachas, bebidas (cervejas, whisky, vodka), além do extrato de malte.

A doença pode manifestar-se em qualquer idade, sendo mais comum de surgir até os 5 primeiros anos de vida. Na infância, os sintomas mais comuns são: perda de apetite e peso, atraso no crescimento, apatia, anemia, dor abdominal, diarréia crônica e irritabilidade. Adultos podem apresentar a doença Celíaca associada a outros trantornos crônicos como Diabetes, Dermatite Herpetiforme, Depressão ou Fadiga e que poderiam mascará-la.

Em alguns países europeus, portadores da doença recebem ajuda dos sistemas de saúde para adquirir os alimentos que podem consumir, pois são bem mais caros. Em outros países, como a Espanha, não existe ainda uma legislação específica.

No Brasil, a Associação dos Celíacos do Brasil - ACELBRA, fundada desde 1994 tem objetivos de esclarecer e informar sobre a doença à população e aos médicos. Também luta pela regulamentação e utilização do símbolo internacional "Sem Glúten" nas embalagens de produtos que não contenham a substância.

Para saber mais sobre a Doença Celíaca e sobre a ACELBRA:
http://www.acelbra.org.br/

 
 


Página Principal